É com enorme prazer que a Associação Portuguesa de Grupos Balint vos informa do lançamento da 1ª Edição da Revista Portuguesa Balint.

Trata-se de uma revista científica criada com objetivo de divulgar trabalhos científicos actualizados, nacionais e internacionais, no âmbito da metodologia Balint. Neste primeiro número, para além dos vários trabalhos publicados, terá ainda a possibilidade de ver imagens do 21º Congresso da IBF que decorreu em Portugal, na cidade do Porto em 2019.

A Revista Portuguesa Balint terá uma periodicidade anual e um custo simbólico de 7 euros (portes incluídos), pelo que apelamos à colaboração de todos de modo a tornar possível este projeto e a assegurar a sua continuidade.

Para adquirir a sua Revista, por favor preencha o formulário de aquisição clicando no botão abaixo.

Contamos consigo!!

Encomendar

Próxima Edição

Revista Portuguesa Balint / Portuguese Balint Journal,
Nº 2, dia 01 de Outubro de 2021.
Submissão de artigos – prazo limite: 31 de Julho de 2021.

Normas de Publicação

Missão

A Revista Portuguesa Balint é a revista científica da Associação Portuguesa de Grupos Balint. O seu principal objectivo é publicar trabalhos originais de investigação e reflexão na área da relação médico-doente, em particular no âmbito do método preconizado por Michael Balint. Para isso, a Revista Portuguesa Balint aceita publicar artigos originais de investigação, de revisão e de reflexão ou opinião, que cumpram o propósito de divulgar o método Balint pelos médicos e profissionais de saúde, e promovam a integração na prática médica de princípios clínicos, socio-culturais e político-económicos, que condicionam a qualidade da relação médico-doente e a satisfação do exercício médico. 

A Revista Portuguesa Balint publica-se em língua portuguesa, com resumos bilingues – português e inglês. Por iniciativa dos autores, os artigos podem igualmente ter publicação bilingue. 

Valores

A Revista Portuguesa Balint rege-se por princípios científicos e éticos reconhecidos, que permitem:

  • A divulgação do método Balint para o estudo, treino e investigação da relação médico-doente;
  • A promoção da actualização científica nesta área da relação médico-doente;
  • A independência editorial perante interesses políticos ou económicos;
  • A imparcialidade perante religiões, raças e ideologias políticas;
  • O respeito pela ética e pela dignidade humana;
  • A responsabilidade social dos artigos que publica.

Conselho editorial

A Revista Portuguesa Balint tem um Conselho Editorial que corresponde à Comissão Científica da Associação Portuguesa de Grupos Balint.
Compete ao Conselho Editorial a revisão e aceitação dos artigos propostos para publicação.
A coordenação geral da edição será feita por um Editor-Chefe, pertencente ao próprio Conselho Editorial

Normas de Publicação

1. O manuscrito deve incluir obrigatoriamente: Título, Autores, Resumo, Texto e Referências; pode conter agradecimentos.

a) Título: sempre em português e inglês.

b) Autores: listar todos os Autores (primeiro e último nome) com os títulos académicos e/ou profissionais e respectiva afiliação (departamento, instituição, cidade, país). O Autor principal deve vir sublinhado.

c) Resumo: sempre em português e inglês. O resumo não pode mencionar informação que não conste no manuscrito. O resumo não pode remeter para o texto, nem pode conter citações nem referencias a figuras. Não pode ultrapassar as 250 palavras.

d) Palavras-chave (Keywords): um máximo de 5 Keywords em inglês utilizando a terminologia que consta no Medical Subject Headings (MeSH), http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html,

e) Texto: obrigatoriamente em língua portuguesa. Aceitamos também uma tradução em língua inglesa (pretendemos ser uma revista com divulgação internacional, pelo que editaremos os textos também em língua inglesa), sendo a tradução da responsabilidade do autor. Esta edição do texto em inglês, contudo, não é obrigatória.

Escreva num estilo claro e directo, usando a primeira pessoa, singular ou plural, e na voz activa (ex: “comparei os resultados com estudos semelhantes, ou comparámos os resultados com estudos semelhantes” e não “os resultados foram comparados com estudos semelhantes”) Palavras escritas em outra língua, incluindo o latim ou grego clássico, devem vir em itálico. Siglas ou figuras devem ser legendadas. O texto, excluído o resumo, não pode ultrapassar as 4000 palavras.

f) Referências. A Revista Portuguesa Balint segue o formato indicado nas normas internacionais (estilo de Vancouver).

g) Agradecimentos devem ser escritos na terceira pessoa, voz activa (ex: Os autores agradecem a …”).

2. O manuscrito deve vir com páginas numeradas, em letra calibri 12, e em formato word – nunca em PDF.

3. Submissão: nesta primeira fase de lançamento os manuscritos serão submetidos para o email apgbcientífico@gmail.com , C/c do Editor-chefe da Revista Portuguesa Balint.

4. Na submissão deve constar o email do Autor principal para correspondência relativamente ao manuscrito.

5. Os artigos submetidos serão sujeitos a revisão interpares, antes da aceitação definitiva para publicação e nesta fase pode ser necessário combinar ajustes ao manuscrito.

Tipologia de artigos a publicar

A Revista Portuguesa Balint publica artigos de investigação original, artigos de revisão, artigos de opinião, projectos de investigação e cartas ao editor.
Para além deste tipo de publicações, a Revista Portuguesa Balint tem espaço próprio para notícias nacionais e internacionais sobre os grupos Balint e sobre o movimento Balint.

Declaração de conflitos de interesse

Os autores devem declarar eventuais conflitos de interesse.

Conselho Editorial

Alcino Sousa Santos (Médico, Assistente de MGF, Presidente da Comissão Científica),
Ana Maria Moreira (Médica, Assistente Graduada de Psiquiatria),
Fernanda Jesuíno (Licenciada em Filosofia),
Jorge Brandão (Médico, Assistente Graduado de MGF),
Manuel Mário Sousa (Médico, Assistente Graduado Sénior de MGF)

Editor-Chefe

Manuel Mário Sousa

Forma de publicação

A Revista Portuguesa Balint publica-se em forma de caderno pago, isoladamente ou sob assinatura, com preços a definir anualmente pela APGB. A edição digital é igualmente paga.
Um ano após a respectiva edição, cada número da revista ficará disponível no website da APGB e acessível de forma gratuita.

Endereço e contactos

Revista Portuguesa Balint (Balint Portuguese Journal)
(Propriedade da Associação Portuguesa de Grupos Balint)
Avenida da República, 97, 1º – 1050-190 Lisboa.
apgbcientífico@gmail.com